29 de outubro de 2008

Abaixo ao regimento interno anti-democrático e anti-constitucional da PUC!


A PUC-Minas se propõe a ser a melhor Universidade privada de Minas Gerais. Como universidade privada que é, sua principal mercadoria são seus cursos, seu diploma. Essa indústria de diplomas vem, ao longo dos últimos anos, tocando as políticas da Reforma Universitária do Governo Lula, perseguindo estudantes inadimplentes, oferecendo cada vez menos bolsas – e cada vez mais desvalorizadas – e o permanente aumento de suas mensalidades, como relataram os membros do movimento estudantil da PUC.

O Regime Disciplinar da PUC prevê a proibição da "Divulgação ou fixação, em área de atuação da Universidade, de cartazes, documentos, publicações ou faixas ofensivas a autoridades, pessoas ou instituições ou à moral"; "Convocação ou realização de quaisquer comemorações ou eventos que não guardem estreita vinculação com as atividades acadêmicas". Tais proibições ferem diretamente os direitos democráticos arduamente conquistados por meio da Constituição brasileira no que se refere à liberdade de expressão, organização e manifestação. Os estudantes que foram punidos, o foram pela existência deste regimento que quer esmagar as lutas como a da redução das mensalidades, que afeta diretamente os interesses privados da Universidade. Somente a ESTATIZAÇÃO da PUC nacionalmente poderá transformar esta realidade, transformando-a em uma Instituição Pública, com ENSINO PÚBLICO, GRATUITO, ACESSO AMPLO E IRRESTRITO.

Os estudantes não devem aceitar um ataque tão brutal e absurdo deste Regimento Disciplinar, que torna o ambiente político da academia estreitamente punitivo, fazendo com que aqueles estudantes que lutam pela qualidade de ensino no movimento estudantil sejam punidos como aconteceu com os estudantes do curso de Comunicação Integrada.

A Esquerda Marxista de Belo Horizonte vêm se solidarizar aos estudantes para que se unifiquem e busquem a unidade entre os diferentes cursos (das duas unidades) e iniciem um diálogo com os professores no sentido da luta UNIFICADA dos estudantes contra este regimento autoritário, anti-democrático e anti-constitucional. Repudiamos toda ação repressora por parte da Instituição contra os estudantes, pois são feitas com base em um Regimento Disciplinar extremamente reacionário e autoritário. Contra tudo isto, conclamamos todos os estudantes: LUTEM!

O período de férias letivas sempre é utilizado pelas direções acadêmicas para esfriar o movimento dos estudantes, esta luta deve ser organizada rapidamente para obter uma vitória consistente!

Pela MOBILIZAÇÂO GERAL E UNITÁRIA DOS ESTUDANTES DA PUC PARA POR FIM AO Regimento Interno autoritário!

NENHUMA PUNIÇÃO AOS ESTUDANTES!

LIBERDADE DE MANIFESTAÇÃO, ORGANIZAÇÃO E EXPRESSÃO!

PELA REDUÇÃO DAS MENSALIDADES!

PELO ENSINO PÚBLICO E GRATÚITO: ESTATIZAR AS PUCs!
27 de outubro de 2008, Esquerda Marxista de Belo Horizonte
http://esquerdamarxistabh.blogspot.comesquerdamarxista.mg@gmail.com

Nenhum comentário: